VII Encontro de Boas Práticas Museológicas, dedicado ao tema “Os Museus da Macaronésia em Rede”

Universidade dos Açores acolheu o VII Encontro de Boas Práticas Museológicas

No âmbito das comemorações do 50.º Aniversário da Universidade dos Açores e 48 anos após a academia açoriana ter acolhido o primeiro encontro nacional sobre Museologia, no então Instituto Universitário dos Açores, Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, recebeu, entre 23 e 25 de outubro, o VII Encontro de Boas Práticas Museológicas, dedicado ao tema “Os Museus da Macaronésia em Rede”.

Promovido pelo CHAM – Centro de Humanidades, em parceria com a Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores (BAM), a Câmara Municipal de Ponta Delgada/Museu Hebraico Sahar Hassamaim, o Museu Carlos Machado e o Museu Militar dos Açores, o encontro reuniu profissionais do património e da museologia para refletir sobre desafios e oportunidades comuns.

O programa integrou cerca de 40 comunicações provenientes dos quatro arquipélagos da Macaronésia e do continente português, abordando temas como a preservação da memória coletiva, a museologia de género, os desafios digitais, a participação cidadã e o desenvolvimento sustentável dos museus. As atividades decorreram na Aula Magna da UAc, no Centro Natália Correia, no Museu Militar dos Açores e no Museu Carlos Machado.

O evento contou ainda com conferências de abertura e encerramento por Fátima Roque, Coordenadora da Rede Portuguesa de Museus, e João Neto, Presidente da Associação Portuguesa de Museologia. Integrado nas comemorações dos 50 anos da Universidade dos Açores, o encontro teve o apoio dos Governos dos Açores, Madeira e Canárias.

Link Oficial do Evento

Galeria